sábado, 26 de abril de 2014

Santos-Dumont

Alberto Santos-Dumont (20 de julho, 1873 - 23 de julho de 1932) foi um dos pioneiros da aviação brasileira. Herdeiro de uma família produtora de café próspera, dedicou-se a estudos de ciência, em Paris, França, onde passou a maior parte de sua vida adulta.Projetou seus próprios balões. Em 1898, ele voou seu primeiro projeto do balão, o Brésil.
 Projetou, construiu  e voou os primeiros balões dirigíveis práticos (do tipo que poderiam ser impulsionadas pelo ar, em vez de à deriva junto com a brisa) . Ao fazê-lo, tornou-se a primeira pessoa a demonstrar que o vôo controlado era possível. Entre 1898 e 1905, construiu e voou 11 dirigíveis. Com restrições de controle de tráfego aéreo, ele deslizou  boulevards de Paris a nível do último piso em uma de suas aeronaves,  Em certa ocasião, ele até voou um dirigível início da manhã de seu próprio apartamento. 
Para ganhar o prêmio Deutsch de la Meurthe Santos-Dumont decidiu construir um balão maior. No desafio era necessário  voar a partir do Parc Saint Cloud à Torre Eiffel e voltar em menos de trinta minutos. O vencedor do prêmio  precisava manter uma velocidade média  de pelo menos 22 km / h  para cobrir a distância de ida e de 11 km na volta para terminar a prova no tempo previsto. e em 19 de outubro de 1901 em um vôo que contornou a Torre Eiffel, o fez. Esse fato o tornou uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século 20.
Além disso Santos-Dumont fez o primeiro voo público europeu de um avião em 23 de Outubro de 1906. Com o nome de 14-bis (ou Oiseau de proie, ave de rapina em francês) foi a primeira aeronave de asa fixa a ser testemunhada pela imprensa européia e autoridades de aviação francesas por decolar e voar com sucesso. É considerado o "Pai da Aviação" no Brasil, seu país natal. Seu vôo é o primeiro a ter sido certificado pelo Aéro Club de France e da Fédération Aéronautique Internationale (FAI).

                                                        História da Aviação - Alberto Santos-Dumont                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário